Folha promove fórum para debater a revitalização do centro de São Paulo

Publicado em 06/09/2017 às 15h54

FONTE: FOLHA DE S.PAULO

 

Fórum Revitalização do Centro


Folha promove fórum para debater a revitalização do centro de São Paulo

DE SÃO PAULO

 

Folha realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, o fórum Revitalização do Centro.

Desde os anos 70, a região central de São Paulo vem perdendo protagonismo como centro comercial e financeiro. A falta de moradores no local e o abando fora do horário comercial contribui para a sensação de insegurança.

A construção do Minhocão, concebido para desafogar o tráfego intenso, e o surgimento da cracolândia são fatores tiveram um impacto urbanístico negativo. Quais medidas podem ser tomadas para reverter a degradação?

O objetivo do evento é abordar, em diversas mesas de debate, as principais variáveis que podem contribuir com desenvolvimento do centro, como habitação, transporte, segurança, geração de emprego e investimento público e privado.

O seminário acontece no Sesc 24 de Maio (r. 24 de Maio, 109, República), a partir das 8h30. Confira aqui a programação completa.

O evento é patrocinado pela Porto Seguro. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site Folha Eventos

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/09/1916019-folha-promove-forum-para-debater-a-revitalizacao-do-centro-de-sao-paulo.shtml

Conheça os convidados do fórum sobre a revitalização do centro

DE SÃO PAULO

 

Folha promove, nos dias 19 e 20 de setembro, o fórum Revitalização do Centro, que discutirá os desafios para o desenvolvimento da região.

O seminário acontece no Sesc 24 de Maio (r. 24 de Maio, 109, República), a partir das 8h30.

O evento é patrocinado pela Porto Seguro. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site Folha Eventos.

Veja abaixo a lista de convidados.

*

Claudio Bernardes
Claudio Bernardes
É engenheiro civil e atua como empresário imobiliário há mais de 30 anos. É presidente do conselho consultivo do Secovi-SP e colunista da Folha.

-

Danilo Miranda
Danilo Miranda
É diretor regional do Sesc-SP e especialista em ação cultural. Foi presidente do comitê diretor do Fórum Cultural Mundial em 2004. É conselheiro da Fundação Itaú Cultural e do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

-

Facundo Guerra
Facundo Guerra
É dono de empreendimentos que movimentam a região central de São Paulo como o Cine Joia, Club Yacht e o Mirante 9 de Julho. É doutor em ciência política pela PUC-SP.

-

Fernanda Barbara
Fernanda Barbara
Arquiteta e urbanista pós-graduada na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. É professora associada da Escola da Cidade. Coordena um laboratório de pesquisa sobre a região central de São Paulo. É sócia e fundadora do escritório Una Arquitetos.

-

José Horácio
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
É advogado, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, mestre em direito pela PUC-SP, professor da Fundação Getúlio Vargas e titular da Academia Paulista de Letras Jurídicas.

-

Marco Antonio
Marco Antonio Ramos de Almeida
Vice-presidente da Associação Viva o Centro. É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e conselheiro da Fecomercio e da Cecomercio.

-

Marcos da Costa
Marcos da Costa
É presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados dos Brasil em São Paulo). É bacharel em direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e especialista em direito empresarial.

-

Meli Malatesta
Meli Malatesta
É arquiteta e urbanista com doutorado em mobilidade urbana. Trabalhou na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por 35 anos. É presidente da comissão técnica de mobilidade a pé e acessibilidade da ANTP. Escreve o Pé de Igualdade, blog sobre mobilidade.

-

Nelson Saule
Nelson Saule Júnior
Professor de direito da PUC-SP e coordenador da área de direito à cidade do Pólis (Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais). É coordenador de relações internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

-

Philip Yang
Philip Yang
É fundador do Urbem, instituição dedicada à estruturação de projetos urbanos, e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard.

-

Regina Meyer
Regina Meyer
É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) desde 1984. Escreveu os livros "São Paulo Metrópole" (IMESP/EDUSP) e "A Leste do Centro – territórios do urbanismo" (IMESP).

-

Walter Caldana
Valter Caldana
Arquiteto e urbanista, é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência em planejamento e desenvolvimento urbano, mobilidade e transporte, urbanização de áreas precárias e habitação social. 

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/09/1915672-conheca-os-convidados-do-forum-sobre-a-revitalizacao-do-centro.shtml

Confira a programação do fórum sobre a revitalização do centro de São Paulo

DE SÃO PAULO

Folha promove, nos dias 19 e 20 de setembro, o fórum Revitalização do Centro, que discutirá os desafios para o desenvolvimento da região.

O seminário acontece no Sesc 24 de Maio (r. 24 de Maio, 109, República), a partir das 8h30.

O evento é patrocinado pela Porto Seguro. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site Folha Eventos.

Veja abaixo as mesas que farão parte do seminário

*

Fórum Revitalização do Centro

Dia 19 de setembro (terça-feira)

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE
HORÁRIO: das 8h às 9h15

ABERTURA
HORÁRIO: das 9h15 às 9h45

-

MESA 1: As tentativas de revitalização ao longo dos anos
HORÁRIO: das 9h45 às 10h45
PARTICIPANTES: Regina Meyer, arquiteta e professora da FAU-USP e Nelson Saule, diretor do Instituto Pólis e professor de direito da PUC-SP

-

COFFEE BREAK
HORÁRIO: das 10h45 às 11h15

-

MESA 2: Por que não morar no centro?
HORÁRIO: das 11h15 às 12h15
PARTICIPANTES: Claudio Bernardes, presidente do conselho consultivo do Secovi-SP e colunista da Folha, Philip Yang, fundador do Urbem e Rodrigo Garcia, secretário estadual de Habitação

-

MESA 3: O papel dos investimentos privados
HORÁRIO: das 12h15 às 13h15
PARTICIPANTES: Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e Fernanda Barbara, professora de arquitetura da Escola da Cidade

*

Dia 20 de setembro (quarta-feira)

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE
HORÁRIO: das 8h30 às 9h30

-

MESA 1: A questão da insegurança
HORÁRIO: das 9h30 às 10h30
PARTICIPANTES: Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, Marco Antonio Ramos de Almeida, vice-presidente da Associação Viva o Centro

-

COFFEE BREAK
HORÁRIO: das 10h30 às 11h

-

MESA 2: Transporte e mobilidade
HORÁRIO: das 11h às 12h
PARTICIPANTES: Valter Caldana, professor de Projetos e Políticas Públicas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e Meli Malatesta, especialista em mobilidade a pé

-

MESA 3: Geração de emprego e comércio
HORÁRIO: das 12h às 13h
PARTICIPANTES: Facundo Guerra, dono de empreendimentos no centro 

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/09/1915979-confira-a-programacao-do-forum-sobre-a-revitalizacao-do-centro-de-sao-paulo.shtml 

voltar para Notícias

left show fwR tsN bsd b02s|left tsN show fwB bsd b02s|left show tsN fwB normalcase|bnull||image-wrap|news fwB fwR normalcase tsN|fwR normalcase tsN fsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsN|fwR normalcase tsN c15 bsd b01|normalcase tsN|content-inner||