Nova diretoria do IASP toma posse

Publicado em 02/12/2015 às 12h55

FONTE: JUS ECONÔMICO

Em 02/12/2015

Em sessão solene ocorrida na segunda-feira, 30/11, no Salão dos Passos Perdidos, do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) deu posse à nova diretoria eleita para o triênio 2016-2018 e prestou duas importantes homenagens: aos juristas Miguel Reale Jr. e ao professor José Afonso da Silva. Reale Junior foi condecorado com a Medalha de Santo Ivo, concedida pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, enquanto que José Afonso da Silva recebeu o tradicional Prêmio Barão de Ramalho, oferecido anualmente pelo IASP. A solenidade marcou também a comemoração pelos  141 anos de existência do Instituto.
 
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro assumiu um novo mandato à frente do IASP, após ter sido reeleito em pleito que contou com chapa única. A diretoria, porém, teve modificações. A nova vice-presidente do IASP é a professora constitucionalista Maria Garcia; o novo diretor administrativo é Milton Flávio de Almeida Camargo Lautenschläger; o novo diretor financeiro é Flávio Maia Fernandes dos Santos; e o diretor de comunicação é Alexandre Jamal Batista. O advogado Diogo Leonardo Machado de Melo permanece como diretor cultural.
 
“Nosso compromisso é de absoluta responsabilidade na gestão de uma instituição centenária como é o Instituto dos Advogados de São Paulo. O IASP, apesar de ostentar em seu nome ‘Advogados’, sempre congregou todas as carreiras jurídicas. Isso demonstra a sua principal característica, que é ser um instituto de cultura jurídica. E num momento tão difícil que atravessamos no nosso país, um momento onde o espírito público, a ausência de responsabilidade e a ausência de ética são sentimentos que causam enorme indignação a toda a sociedade, é nossa responsabilidade dar o exemplo e mostrar o caminho. Não podemos paralisar o nosso país e prejudicar as nossas gerações”, discursou José Horácio Ribeiro.
 
O presidente do IASP agradeceu aos diretores que o acompanharam nos últimos três anos (Paulo Lucon, Raquel Elita Alves Preto e Fernando Freire) e destacou os avanços obtidos pela entidade nesse período, sobretudo com a criação da Editora IASP, que nasceu para ser um instrumento de publicação da produção intelectual do Instituto. “Nos últimos três anos conseguimos levar à frente a história do Instituto, que é uma história de culto à Justiça, de culto ao Direito. Talvez a demonstração não possa ser maior que a existência da Editora IASP. Como sempre frisou o nosso ilustre conselheiro, Elias Farah, as publicações perenizam as ideias. O IASP é um centro efetivo de debates e de reflexão e quando publicamos esses trabalhos, garantimos que eles se perpetuem”, destacou.
 
Após a posse, foram entregues os prêmios do concurso de monografia promovido pelo IASP em parceria com o CIEE, cujo tema foi “Controle Jurisdicional de Políticas Públicas”. As vencedoras (Francielle Pasternak Montemezzo – categoria profissional; e Nattane da Silva Oliveira – categoria estudante), receberam prêmios em dinheiro e tiveram seus respectivos trabalhos publicados em livro editado com o selo da Editora IASP.
 
Em seguida, o jurista Miguel Reale Junior foi homenageado pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil com a Medalha de Santo Ivo. Saudado pelo conselheiro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva, o jurista Reale Júnior, que subscreveu o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, usou a tribuna para fazer um discurso inflamado contra a corrupção e pela mudança de governo e do sistema político eleitoral.
 
A solenidade foi encerrada com a entrega do Prêmio Barão de Ramalho ao professor José Afonso da Silva, de 90 anos, que foi saudado pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. Afonso da Silva leu um discurso que, a exemplo da fala de Reale Júnior, fez críticas ao atual momento político do país e defendeu mudanças no modelo eleitoral.
 
 

voltar para Notícias

left show fwR tsN bsd b02s|left tsN show fwB bsd b02s|left show tsN fwB normalcase|bnull||image-wrap|news fwB fwR normalcase tsN|fwR normalcase tsN fsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsN|fwR normalcase tsN c15 bsd b01|normalcase tsN|content-inner||